TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Árbitro de vídeo vai ser utilizado na Copa do Brasil - Editoriais - Band News FM

Futebol

Texto:
+
-

Árbitro de vídeo vai ser utilizado na Copa do Brasil

Por Christiano Pinho, às 30/07/2018 - 14:28

O uso do VAR começa na fase de quartas de final do torneio

00:00 / 00:00

Testes já foram feitos (Foto: Divulgação | CBF)

Depois de dois anos com mais de 400 horas de treinamento prático e teórico, o árbitro de vídeo começa nesta semana a se consolidar no futebol brasileiro. As partidas de ida das quartas de final da Copa do Brasil já terão o VAR, assim como os jogos de volta e as partidas posteriores até a grande final, totalizando 14 duelos.

Ao custo de R$ 50 mil por jogo, o VAR, como é conhecido, utilizará as imagens das empresas de comunicação que detém os direitos de transmissão para consultar lances como marcação de pênalti, validação de gol, aplicação de cartão vermelho e identificação de atletas para alguma punição. Serão utilizadas entre 14 e 16 ângulos diferentes, mas a confederação brasileira de futebol estima que com as 7 câmeras básicas da transmissão já será possível ter uma cobertura de cerca de 95% dos lances em campo. São cerca de 80 árbitros e assistentes capacitados até o momento, mas inicialmente 32 serão empregados na função.

Durante apresentação do projeto nesta segunda-feira (30), na sede da CBF, Zona Oeste do Rio, o instrutor de arbitragem e criador do projeto no país, Manoel Serapiao, explica que a transparência é um dos pilares do árbitro de vídeo. Segundo ele, clubes e jogadores terão palestras para conhecer o mecanismo e também poderão pedir acesso aos documentos que mostram, por exemplo, em que circunstâncias o árbitro de vídeo foi acionado e quais câmeras foram consultadas.

A CBF acredita que vai conseguir aumentar de 93% para 98.8% o índice de acertos com o árbitro de vídeo. Ao fim das quartas de final, uma nova entrevista coletiva será convocada para apresentar o balanço da utilização do VAR.

Bastante utilizado na Copa do Mundo da Rússia, o árbitro de vídeo chegou a ser usado no ano passado, na final do Campeonato Pernambucano. Em competições sul-americanas, o VAR também foi utilizado na reta final da Libertadores, da Sul-americana e da Recopa. Neste ano, o árbitro de vídeo também será usado nas competições.

NEWSLETTER
OU