TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Audiência de conciliação sobre impasse nas tarifas dos ônibus acontece nesta segunda-feira - Editoriais - Band News FM

Transportes

Texto:
+
-

Audiência de conciliação sobre impasse nas tarifas dos ônibus acontece nesta segunda-feira

O encontro foi designado pelo juiz Sérgio Louzada, da 2ª Vara da Fazenda Pública do Rio

Por Tatiana Campbell, às 15/04/2019 - 14:00

Se reunirão representantes da Prefeitura do Rio e das empresas de ônibus, além do MP (Foto: Divulgação/Rio Ônibus)

A Prefeitura e os consórcios de ônibus tem até 15 dias para aceitar ou entregar documentos que informem os custos do serviço, sem nenhum tipo de abstenção, e também que toda a frota de coletivos circule pelo Rio de Janeiro.

Isso porque, de acordo com o Ministério Público, o valor gasto é desconhecido, já que as concessionárias não apresentam dados confiáveis e sem este relatório fica inviável fixar uma nova tarifa cobrada nos ônibus, como conta o promotor de Justiça, Rodrigo Terra.

Ainda segundo o MP, dos 8.100 ônibus disponíveis, apenas 5.700 trafegam pelas ruas da cidade, sendo que, muitos deles, com bancos soltos, pneus carecas, entre outras irregularidades, ou seja, sem nenhum tipo de estrutura para o usuário.

O promotor de Justiça disse ainda que neste primeiro momento eles aguardam o recebimento dos dados auditados e caso eles não sejam disponibilizados, o processo seguirá em andamento. Rodrigo Terra comentou também que uma decisão judicial obriga a prefeitura a ter um plano de contingência em caso de um colapso do serviço.

A situação precária nos ônibus é uma denúncia diária na BandNews FM. Portas que não fecham, bancos e barras de ferro soltos e, talvez o pior, a falta de ar-condicionado. O ouvinte da rádio, Walter Bispo disse que por muitas vezes os passageiros precisam abrir as janelas.

Na reunião realizada nesta segunda-feira (15), o Ministério Públicou solicitou ainda a extinção dos contratos de concessão para as empresa que prestam o serviço de ônibus atualmente no Rio.

NEWSLETTER
OU