TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Dayse Oliveira (PSTU) participa de sabatina na BandNews FM - Editoriais - Band News FM

Eleições 2018

Texto:
+
-

Dayse Oliveira (PSTU) participa de sabatina na BandNews FM

Por Amanda Scatolini, às 14/09/2018 - 18:26

A candidata falou sobre transporte público, desemprego e sobre o Maracanã

00:00 / 00:00

Dayse Oliveira é mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (Foto: Amanda Scatolini)

Até o dia 27 de setembro, você vai poder acompanhar no Jornal BandNews Rio 2ª Edição as propostas dos políticos que concorrem ao Governo do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (14), a candidata Dayse Oliveira, do PSTU, foi a convidada da equipe para a sabatina com os apresentadores Marcus Lacerda e Thaís Dias.

Dayse Oliveira, de 52 anos, é mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da rede pública estadual do Rio. Sua primeira tentativa por um cargo eletivo aconteceu em 2002, quando disputou a vaga de vice-presidente da República na chapa de Zé Maria (PSTU). Nos anos de 2004 e 2012, candidatou-se ao cargo de prefeita de São Gonçalo. Já em 2006, buscou uma cadeira no Senado. Dayse foi candidata ao Governo do Estado pela primeira vez em 2014.

A candidata defende a tarifa social nos transportes públicos, no valor de R$ 1. De acordo com Dayse, por conta das isenções fiscais concedidas aos empresários nos últimos dez anos, cerca de R$ 218 bilhões deixaram de entrar nos cofres públicos do estado. A candidata afirma que “transporte é necessidade, não luxo”, e promete a estatização do serviço para “acabar com a farra dos consórcios”.

Outro ponto levantado por Dayse é a criação de conselhos populares, formados por representantes da população nos diferentes setores. A candidata defende, ainda, uma rebelião popular, com revolução a nível nacional, para pôr fim aos casos de corrupção no governo e valorizar o trabalhador.

Segundo a professora, cerca de 1,20 milhões de pessoas estão desempregadas no Rio de Janeiro. Como proposta para criar vagas de emprego, Dayse reforça a importância de reestatizar empresas privadas, e também afirmou que pretende garantir que concursos públicos sejam realizados. A candidata também se mostrou favorável à redução da jornada de trabalho sem a redução no salário.

Questionada sobre a situação do Maracanã, a candidata ao governo afirmou que houve uma “elitização do lazer, do transporte e do esporte”, portanto é necessário que o estado reassuma o controle do espaço.

As datas foram definidas por ordem alfabética e de acordo com a agenda de cada candidato. Você pode fazer perguntas pelo nosso WhatsApp, 99623-6060. Na próxima segunda-feira (17), o convidado do programa é o candidato Eduardo Paes, do DEM.  Confira a programação completa aqui.

NEWSLETTER
OU