TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Educação influencia na alta da inflação em fevereiro - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Educação influencia na alta da inflação em fevereiro

O reajuste nas mensalidades e a busca por materiais escolares refletiram no resultado

Por Tatiana Campbell, às 12/03/2019 - 13:08

00:00 / 00:00

O reajuste nas mensalidades e a busca por materiais escolares refletiram na alta da inflação do mês de fevereiro deste ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE, registrou aumento de 0,43% no mês passado, enquanto em janeiro a taxa foi de 0,32%.

O setor da Educação registrou aumento nos preços de 3,53%, acima portanto da média da inflação. A dona de casa e mãe de 3 filhos, Tatiane Melo conta que recorre as pesquisas para não pesar no bolso. Já a jornalista Maria Elisa Chabassus, mãe de um menino, diz que sempre se programa para os gastos escolares. 

Nos dois primeiros meses do ano, o IPCA acumula crescimento de 0,75%. O índice é maior do que os 0,61% registrados no primeiro bimestre de 2018. De acordo com o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, apesar da alta dos itens educacionais, este foi o menor resultado o para o grupo desde 2008.

No total, seis dos nove setores pesquisados tiveram alta, de janeiro para fevereiro.

Outro destaque foi o grupo dos Alimentos. A alimentação fora do domicílio teve o maior impacto, influenciado pelo aumento dos preços do feijão carioca e da bata-inglesa devido a problemas climáticos que influenciaram na safra.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU