TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Especialistas apontam maior desafio do novo governador - Editoriais - Band News FM

Poder Executivo

Texto:
+
-

Especialistas apontam maior desafio do novo governador

Novo chefe do executivo estadual vai enfrentar um déficit de mais de 5 bilhões

Por Amanda Martins, às 06/10/2018 - 21:34

00:00 / 00:00

O maior desafio do novo governador é criar um modelo de gestão eficiente (Foto: Agência Brasil)

O maior desafio do novo governador do Rio de Janeiro será criar um modelo de gestão eficiente diante da atual conjuntura do estado. É o que aponta especialistas ouvidos pela BandNews FM.

A previsão da Lei de Diretrizes e Bases Orçamentárias aprovada pela ALERJ em julho é de que 2019 comece com um rombo de mais de 5 bilhões de reais nos cofres públicos. Em setembro de 2017, o Estado e a União assinaram o acordo do Regime de Recuperação Fiscal. Com isso, o pagamento das dívidas do Rio foi suspenso por três anos. Em contrapartida, por exemplo, estão as ações para a privatização da CEDAE.

Desde Janeiro, o Rio está sob intervenção federal. Nesta semana, o Plano de Preparação para a Transição do período foi publicado no Diário Oficial da União. Como previsto, as tropas federais vão atuar até junho de 2019 para garantir que o novo chefe do executivo estadual dê continuidade às ações adotadas pelos militares.

Com índice de rejeição histórico de 82%, o atual governador, Luiz Fernando Pezão, declarou recentemente que os candidatos que concorrem ao Palácio Guanabara não estão preparados para assumir o executivo.

NEWSLETTER
OU