19 ºC 26 ºC Rio de Janeiro
(21) 2542-2132 ouvinterj@band.com.br (21) 99623-6060
Exclusivo: Jatinhos da FAB decolam do Galeão e pousam no Santos Dumont para pegar ministros - Editoriais - Band News FM
Plantão

Política

Texto:
+
-

Exclusivo: Jatinhos da FAB decolam do Galeão e pousam no Santos Dumont para pegar ministros

A informação foi revelada em um documento da FAB

00:00 / 00:00

Documento foi obtido com exclusividade pela BandNews FM (Foto: BandNews FM)

Duas aeronaves de luxo da Força Aérea Brasileira foram deslocadas por mais de 200 quilômetros para que os ministros da Segurança Pública e de Minas e Energia embarcassem no Aeroporto Santos Dumont, ao invés de pegarem os voos na Base Aérea do Galeão, gerando um custo quase 30 vezes superior ao gasto com o deslocamento por táxi no Rio de Janeiro.

A informação foi revelada em um documento da FAB, obtido com exclusividade pela BandNews FM. Raul Jungmann e Moreira Franco vieram de Brasília na sexta-feira (20) para a capital fluminense e embarcaram de novo para o Distrito Federal no último sábado (21).

Segundo a própria Força Aérea Brasileira, os ministros fizeram a solicitação de embarque no Santos Dumont, mas a logística é de responsabilidade do órgão de aviação, que não alertou as autoridades para o alto custo envolvido na mudança de aeroporto.

Uma fonte, que teve a identidade preservada, relata que dependendo das condições climáticas, para se deslocar entre os dois terminais, a aeronave tem que ir até Resende, cidade do Sul Fluminense, que fica a mais de 100 quilômetros de distância da capital.

Feito de carro, o trajeto de 18 quilômetros pode ser realizado em 20 minutos, ao custo aproximado de R$ 9, se calculado o preço base da gasolina na cidade do Rio. De táxi, a corrida custaria, em média, R$ 54. Já no aplicativo Uber, o preço varia de 31 a 67 reais. Entre o Santos Dumont e a Base Aérea, há, apenas, um semáforo, localizado na altura da Rodoviária Novo Rio. 

Os aviões utilizados pelos dois foi o modelo C-99 Vip, da Embraer, com capacidade para 12 passageiros e três tripulantes.

O primeiro a decolar foi o de Jungmann, às 13h30. Três horas e meia depois, foi a vez da aeronave solicitada por Moreira Franco decolar.

O ministro da Segurança Pública esteve no Rio para uma reunião fechada com o governador Luiz Fernando Pezão. Já o ministro Moreira Franco não informou se cumpria alguma agenda na capital fluminense.

Além dos jatinhos terem de ser deslocados até o Santos Dumont, para o embarque dos ministros, cada um usou uma aeronave, para a viagem no mesmo dia e com o mesmo destino: Brasília.

Os dois ministros informaram que a responsabilidade pela logística é da FAB.

OUÇA A REPORTAGEM CLICANDO NO PLAYER.

 

Por Michael Verissimo, às 23/07/2018 - 17:39

NEWSLETTER
OU