TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Exposição 'Queermuseu' chega ao fim no Rio de Janeiro com protesto - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Exposição 'Queermuseu' chega ao fim no Rio de Janeiro com protesto

Durante o encerramento da mostra, pichações foram feitas nas paredes do Parque Lage

Por Natalia Rodrigues, às 17/09/2018 - 14:15

00:00 / 00:00

A pichação foi feita com um carvão (Foto: Reprodução/Facebook)

Com 40 mil visitantes, a mostra "Queermuseu" deixa a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na Zona Sul do Rio, após um mês de exposição.

Alvo de críticas por parte do prefeito Marcelo Crivella e cancelada, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após protestos de grupos conservadores, a mostra foi viabilizada no Rio graças a um financiamento coletivo que arrecadou mais de R$ 1 milhão.

No domingo (16), último dia de exposição, uma das alunas do Parque Lage, escreveu críticas com carvão nas paredes da instituição. A estudante Gabe Passareli, irmã da transexual Matheusa morta em abril, fez uma performance artística criticando a direção da exposição. As frases "Escola não é banco. Prédio público" e "Farsa, apropriação, fogo nos racistas" foram escritas no espaço.

Durante o evento, a jovem se sujou de carvão e escreveu algumas palavras na parede da instituição. Apesar da apresentação não ter sido combinada com a direção da escola, o diretor do Parque Lage, Fábio Szwarcward, contou que o ato não foi visto como ofensa ou vandalismo.

Ainda de acordo com a direção da instituição, a apresentação não causou nenhum dano para a escola. Na manhã desta segunda-feira (17), uma equipe da BandNews FM constatou que a área onde aconteceu a performance já havia sido limpa.

Confira a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU