TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Guedes recomenda que IBGE venda prédio para bancar censo - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Guedes recomenda que IBGE venda prédio para bancar censo

Guedes disse que a reforma da previdencia é o que chamou de "primeiro ataque potente ao desajuste fiscal".

Por Luanna Bernardes, às 22/02/2019 - 19:58

00:00 / 00:00

O ministro da economia se diz otimista quanto a reforma da previdência e afirma acreditar em uma aprovação por parte do Congresso ainda no primeiro semestre deste ano. A declaração do Paulo Guedes foi dada em uma breve conversa com jornalistas, após a cerimônia de posse da nova presidente do IBGE, Suzana Cordeiro Guerra.

Durante discurso, Guedes disse que a reforma da previdencia é o que chamou de "primeiro ataque potente ao desajuste fiscal". Ele também ressaltou que o deficit previdenciario do país em 2019 é de R$ 370 bilhões. O ministro ainda afirmou que apesar da inflação baixa, o endividamento de 4 trilhões, representa um risco aos programas sociais e às aposentadorias futuras.

Paulo Guedes também sugeriu colocar a nova sede do IBGE a venda para levantar verbas, para a elaboração do Censo de 2020. Durante a posse, Suzana Cordeiro Guerra destacou o desafio para a formulação do estudo, diante da redução do quadro de funcionários do IBGE. Segundo ela, em 8 anos, o órgão perdeu 30% dos servidores e deve perder outros 30% em 2019, por conta de aposentadorias. 

NEWSLETTER
OU