TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Hotel Novo Mundo vai fechar as portas no fim do mês - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Hotel Novo Mundo vai fechar as portas no fim do mês

Entre 2017 e 2018, 16 hotéis fecharam na capital fluminense

Por Marcus Sadok, às 08/03/2019 - 11:59

00:00 / 00:00

O Novo Mundo foi inaugurado em 1950 (Foto: Divulgação)

Um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Novo Mundo vai fechar as portas depois de 69 anos de atividade, no Flamengo, na Zona Sul. Entre 2017 e 2018, 16 hotéis fecharam na capital fluminense.

O diretor-executivo do Sindicato de Hotéis do Rio, José Domingos, aponta que, desde 2017, houve decadência na rede hoteleira. O diretor alerta que, apesar de a cidade estar com 80% de ocupação, as tarifas de hotéis e o número de diárias se mantém os mesmos de cinco anos atrás (2014) e contrastam negativamente com o aumento dos custos.

Construído em 1947 e inaugurado em 1950, para receber a delegação da Copa do Mundo, a história do Hotel Novo Mundo é tão fascinante quanto a do próprio Rio. O local era um dos preferidos personalidades internacionais, políticos, artistas e celebridades como explica o historiador e colunista da BandNews FM, Milton Teixeira.

Por ficar ao lado do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal, o hotel serviu de dormitório de muitos políticos e artistas na década de 50. Em 1960, uma entidade francesa doou um leão de bronze, esculpido por Henri M. Alfred Jacquemart, célebre escultor animalista e famoso por diversos monumentos em Paris.

Um ouvinte, que prefere não se identificar, conta que o hotel vai fechar por causa de uma crise econômica e que a direção já comunicou o pagamento de rescisão aos funcionários. O Hotel Novo Rio confirma que as atividades serão encerradas no final de março, mas, questionado, ainda não informou o motivo.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU