TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Medo de violência coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial - Editoriais - Band News FM

Mundo

Texto:
+
-

Medo de violência coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial

Por Natália Rodrigues, às 08/11/2018 - 19:48

Brasileiros só estão atrás dos afegãos em relação ao medo de andar nas ruas à noite

00:00 / 00:00

A escalada da violência no país colocou os brasileiros em 2º lugar no mundo com mais medo de andar nas ruas à noite. Segundo a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil só perde para o Afeganistão, que ficou em primeiro.

Os dados mostram que 68% dos brasileiros disseram se sentir inseguros ao andar à noite na vizinhança. O resultado coloca o Brasil com uma percepção sobre a violência igual à do sul-africano. O medo de ser assaltado ou sofrer qualquer tipo de violência assusta moradores do norte ao sul do país.

No Rio de Janeiro, o cozinheiro de 29 anos, Marcos Júnior, conta que ele e o namorado, Samuel Queiroz, evitam se deslocar para a casa um do outro no período noturno. Eles moram em dois bairros do Rio com grandes índices de violência.

Para o diretor do FGV Social, Marcelo Neri, o problema do Brasil não é só a violência. Segundo ele, há um componente psicológico.

Mundialmente, as pessoas são mais medrosas em áreas urbanas. Em 2017, por exemplo, nos municípios maiores, 75% dos moradores sentem temor de andar sozinhos na rua escura. Já nas cidades menores, incluindo o campo, 61% têm essa percepção.

Com relação ao gênero, no Brasil, 76% das mulheres têm receio de caminhar sozinhas à noite, ante 60% dos homens. Esse índice é o dobro com relação ao resto do mundo. O estudo usou dados de 125 países.

NEWSLETTER
OU