19 ºC 30 ºC Rio de Janeiro
(21) 2542-2132 ouvinterj@band.com.br (21) 99623-6060
Números apresentados pelo IBGE mostram recuperação do setor varejista - Editoriais - Band News FM
Plantão

Economia

Texto:
+
-

Números apresentados pelo IBGE mostram recuperação do setor varejista

O resultado reverteu o quadro de queda acumulada nos últimos três meses

00:00 / 00:00

O volume de vendas do varejo cresceu 1,3% em agosto em comparação a julho, e se aproximou do patamar registrado em abril, mês anterior à greve dos caminhoneiros. O resultado reverteu o quadro de queda acumulada nos últimos três meses, que estava em 1,5%. Em relação a agosto do ano passado, o aumento nas vendas foi 4,1%. Os dados foram divulgados pelo IBGE, na Pesquisa Mensal de Comércio.

O acumulado nas vendas do varejo nos últimos 12 meses passou de 3,2% em julho para 3,3% em agosto. Sete das oito atividades varejistas pesquisadas pelo IBGE apresentaram crescimento em agosto, com destaque para tecidos, vestuário e calçados com aumento de 5,6%, e combustíveis e lubrificantes, que teve avanço de 3% em vendas.

A recuperação nas vendas está diretamente ligada à recuperação gradual da economia em meio às incertezas políticas, como explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Carlos Monjardim.

A única atividade com taxa negativa em agosto foi a de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,5%), grupo que acumula perda de 9,7% desde maio.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e peças e de material de construção, as vendas subiram 4,2% em relação a julho. Quando comparado com agosto do ano passado, o avanço é de 6,9%, 16ª taxa positiva consecutiva e a maior de abril deste ano. 

O indicador do varejo no acumulado dos últimos 12 meses ficou em 6,4%, indicando estabilidade nas vendas.

Confira a reportagem completa clicando no player de áudio.

Por Marcus Sadok, às 11/10/2018 - 16:31

NEWSLETTER
OU