TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Outubro registra inflação de 0,45% - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Outubro registra inflação de 0,45%

Por Natália Rodrigues, às 07/11/2018 - 17:59

Apesar dos dados, houve uma pequena desaceleração em relação a setembro deste ano

00:00 / 00:00

Consumidores sentem no bolso a inflação do mês de outubro. Com forte influência do setor de alimentos, bebidas e transportes, a inflação atingiu 0,45%. A maior registrada desde 2015. Apesar dos dados, houve uma pequena desaceleração em relação a setembro deste ano, quando foi registrado 0,48%. 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE, ainda registrou inflação acumulada no ano de 3,81%, enquanto a alta nos preços nos últimos 12 meses ficou em 4,56%. 

O grupo alimentação e bebidas apresentou alta de preços de 0,59%, motivada por produtos como o tomate, batata-inglesa, frango e carnes. Para tentar driblar a alta nos preços, consumidores pesquisam bastante para encontrar mercadorias mais baratas.

Para o economista Lysias Itapicuru, a queda no desemprego potencializa o consumo e ao provocar o aumento da demanda reflete na elevação dos preços de produtos.

Já os transportes, por exemplo, tiveram alta de preços de 0,92%, puxada principalmente pelos combustíveis. O município que registrou a maior inflação, influenciada pela alta nos preços do tomate e da gasolina, foi Porto Alegre com 0,72%. 

O menor índice foi 0,21% registrado no Recife, com quedas na energia elétrica e no lanche, além do Rio de Janeiro, com redução nos preços do leite longa vida e da refeição.

NEWSLETTER
OU