TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Pesquisa da Fecomércio aponta que cariocas estão menos inadimplentes - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Pesquisa da Fecomércio aponta que cariocas estão menos inadimplentes

O aumento no emprego formal facilitou a redução da inadimplência do consumidor

Por Daniella Dias, às 14/01/2019 - 19:32

00:00 / 00:00

Os cariocas estão menos inadimplentes quando o assunto é o pagamento de contas atrasadas. A afirmação é da Fecomércio e é referente ao mês de dezembro do ano passado.

Os dados divulgados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor indicam que o tempo médio de contas em atraso foi de 58 dias, menor já registrado desde de 2014.

Segundo o economista-chefe da Federação, João Gomes, o aumento no emprego formal facilitou a redução da inadimplência do consumidor.

Apesar da queda, pouco mais de 1,42 milhão de famílias continuaram endividadas em dezembro de 2018, número que se manteve estável quando comparado a novembro do mesmo ano. O resultado, no entanto, não é negativo já que houve queda de 3 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2017.

75% dos entrevistados apontaram o cartão de crédito como sendo o principal meio de endividamento. Dentro das famílias com dívidas, aquelas com renda de mais de 10 salários mínimos usam menos o crédito parcelado do que as de renda menor.

Há ainda casos inusitados dentro da mesma casa. A estudante de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, Gabrielle Gonçalves, afirma que a própria mãe descontrola o orçamento familiar e que para ela sair deste caminho, precisou fazer um curso de educação financeira.

Dívidas com carnês, financiamento de carro, de imóvel, crédito pessoal, cheque especial e crédito consignado também foram citados na pesquisa.

O levantamento apontou, ainda, que os parcelamentos e financiamentos das dívidas são feitos por 35% das famílias cariocas pelo período de até mais de um ano.

NEWSLETTER
OU